
Fonte: Nissan
Terceira geração do elétrico chega em 2026 com design renovado, mais eficiência e cockpit digital com Google integrado
A Nissan apresentou oficialmente a nova geração do Nissan LEAF, modelo que marcou a história dos veículos elétricos na Europa desde 2011. Totalmente renovado, o novo LEAF estreia-se com uma autonomia até 622 km (WLTP), design mais elegante e aerodinâmico, interior digital de dois ecrãs de 14,3’’ e um conjunto significativo de tecnologias de assistência à condução. A chegada ao mercado português está prevista para 2026.
Design aerodinâmico e renovado
Desenvolvido no Estúdio Global de Design da Nissan, no Japão, e produzido em Sunderland (Reino Unido), o novo LEAF assume-se como um crossover com linhas fluidas e uma forte aposta na aerodinâmica — refletida num coeficiente de apenas 0,25 Cx.
Entre os principais detalhes exteriores destacam-se:
- Puxadores embutidos
- Jantes de 19’’ opcionais com design aerodinâmico
- Assinatura luminosa traseira 3D
- Teto panorâmico escurecido com detalhe LEAF em relevo
O interior é orientado para a família e a versatilidade, oferecendo 437 litros de bagageira, abertura elétrica da mala e possibilidade de barras de tejadilho. A Nissan disponibiliza ainda uma gama extensa de acessórios práticos e de estilo.
Autonomia até 622 km e carregamento rápido
O novo LEAF será lançado com duas baterias:
- 52 kWh – autonomia até 440 km (WLTP)
- 75 kWh – autonomia até 622 km (WLTP)
Graças à eficiência energética de 13,8 kWh/100 km, o modelo promete consumos reduzidos e excelente desempenho em autoestrada:
- Até 330 km a 130 km/h
- Até 430 km a 110 km/h
O carregamento rápido DC de 150 kW permite recuperar 420 km em 30 minutos. O modelo inclui ainda Vehicle-to-Load (V2L), que fornece até 3,6 kW para equipamentos externos, e está preparado para Vehicle-to-Grid (V2G).
Desempenho elétrico e condução assistida
Assente na plataforma modular CMF-EV, também utilizada no Nissan Ariya, o novo LEAF combina conforto e dinamismo, graças à suspensão MacPherson à frente e multibraço atrás.
O motor elétrico disponibiliza:
- 160 kW (218 cv)
- 355 Nm
- 0–100 km/h em 7,6 segundos
Entre as tecnologias de condução destacam-se:
- e-Pedal Step
- ProPILOT Assist com Navi-link
- Monitorização 3D com Vista de Capot Invisível
- Travagem regenerativa com patilhas
As funções de segurança incluem Cruise Control Inteligente, Assistência à Manutenção na Faixa e monitorização do condutor.
Cockpit digital com Google integrado
O novo LEAF aposta forte na conectividade através do sistema NissanConnect com Google integrado, que inclui:
- Google Maps com planeamento inteligente de rotas e carregamentos
- Assistente Google para controlo por voz
- Google Play Store para apps, música e produtividade
O habitáculo conta com dois ecrãs de 14,3’’ que formam um cockpit digital unificado. A app NissanConnect Services permite controlar remotamente carregamento, climatização e planeamento de viagens.
Disponibilidade
A produção começa antes do final de 2025, utilizando 20% de energia renovável na fábrica de Sunderland. As especificações finais e preços para Portugal serão revelados mais perto do lançamento, previsto para 2026.