Fonte: Nissan

A terceira geração do Nissan LEAF já está a ser produzida no Reino Unido, após um investimento de 450 milhões de libras, integrando produção de veículos elétricos, baterias e energias renováveis num ecossistema industrial único.
O novo Nissan LEAF entrou oficialmente em produção na fábrica de Sunderland, no Reino Unido, assinalando um momento-chave para a estratégia de eletrificação da marca japonesa e para a concretização da visão EV36Zero, considerada pioneira a nível mundial. A Nissan investiu cerca de 450 milhões de libras (513 milhões de euros) para adaptar a unidade industrial e a sua cadeia de fornecimento à produção da terceira geração do seu modelo elétrico mais emblemático.
Produzido em Sunderland desde 2013, o LEAF foi um dos primeiros veículos elétricos de produção em massa e regressa agora com um posicionamento mais avançado, tanto em tecnologia como em eficiência. Segundo Massimiliano Messina, presidente da Nissan para a região AMIEO, “o novo LEAF redefine o que é possível e prepara o terreno para o próximo capítulo da Nissan, dando vida à nossa visão EV36Zero, que combina veículos elétricos, baterias e energias renováveis”.
Fábrica transformada para a nova era elétrica
Para viabilizar a produção do novo LEAF, a fábrica de Sunderland foi profundamente modernizada, passando a produzir veículos 100% elétricos na Linha de Produção Dois pela primeira vez. Entre as principais melhorias destacam-se a adoção de tecnologias digitais avançadas, como big data, realidade virtual e mapeamento digital, bem como a instalação de 78 novos robôs de alta tecnologia e uma unidade de soldadura a laser totalmente automatizada.
A unidade passou também a contar com uma instalação de montagem de baterias de última geração, totalmente automatizada, capaz de fixar a bateria ao veículo em menos de um minuto. Mais de 360 mil horas de formação foram ministradas à equipa de cerca de 6.000 colaboradores para assegurar a produção do novo modelo.
Baterias de nova geração e maior autonomia
Um dos pilares da EV36Zero é a proximidade da nova gigafábrica da AESC, localizada junto à unidade de Sunderland. Esta infraestrutura irá fornecer baterias com maior densidade energética, permitindo mais autonomia e melhor desempenho ao novo LEAF.
O primeiro modelo a sair da linha de produção foi um Nissan LEAF Evolve Luminous Teal, equipado com uma bateria de 75 kWh, capaz de oferecer até 622 km de autonomia (WLTP). O modelo suporta carregamento rápido em corrente contínua até 150 kW, permitindo recuperar até 420 km de autonomia em cerca de 30 minutos.
Tecnologia, conectividade e futuro elétrico
No interior, o novo LEAF aposta numa experiência totalmente digital e conectada, com Google integrado, sistemas avançados de assistência à condução e dois ecrãs de 14,3 polegadas que compõem um cockpit digital. Através da aplicação NissanConnect Services, é possível monitorizar remotamente o estado da bateria, climatizar o habitáculo e planear viagens.
Após o LEAF, a fábrica de Sunderland irá iniciar a produção de um Nissan JUKE 100% elétrico em 2026, consolidando o papel da unidade como um centro multifuncional capaz de produzir veículos elétricos, híbridos e de combustão.
Com mais de 282 mil unidades do LEAF produzidas desde 2013, Sunderland reafirma-se como um dos polos mais relevantes da mobilidade elétrica na Europa e um exemplo da transição industrial rumo a um futuro mais sustentável.